segunda-feira, 6 de junho de 2011

SIMULTANEIDADE

Estudos já comprovaram que uma das várias diferenças entre homens e mulheres está na capacidade que cada um tem em administrar funções e tarefas. Homens não conseguem realizar muitas atividades simultâneas, mas costumam se sair melhores naquelas em que decidem se especializar. Já as mulheres, conseguem ser verdadeiras "multifuncionais", cuidando de várias coisas ao mesmo tempo sem perder o foco de nenhuma delas. Mas desde que vi um personagem recente de novela tenho me perguntado: e no amor?

Vivemos uma sociedade católica, portanto monogâmica, em que a esmagadora maioria se deixa levar pelo pecado capital da luxúria para sentir prazer de diferentes amantes. O grande problema está na facilidade com que isso acontece, demonstrando que os laços "afetivos" que ligam os casais não são nem de longe fortes e sólidos.

Eis então que vejo o tal personagem da novela: um coitado que sente amor verdadeiro por três mulheres ao mesmo tempo, mantendo seus relacionamentos em segredo entre elas. Todas acreditam ter encontrado o homem de seus sonhos, o príncipe encantado, quando na verdade são apenas mais uma das "sortudas".

Fico me perguntando se é possível sentir amor verdadeiro por mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Minhas referências culturais e sociais dizem que não, mas sendo bem sincero já não tenho tanta certeza. Amar é um sentimento tão bom, por que deveria ser exclusivo? O que importa acima de tudo é a felicidade dos envolvidos, não é?

Tento me colocar hipoteticamente nessa situação para tentar prever como reagiria. No campo teórico tudo é sempre mais fácil! Se minha amada encontrasse outro que despertasse nela a mesma alegria que encontra comigo, de uma forma pura e verdadeira, sem diminuir o que sente por mim, acredito que conseguiria ser compreensível e, em nome de sua felicidade, superar meu egoísmo e permitir. Ao menos em teoria.

E no oposto? Se eu me apaixonar por mais alguém verdadeiramente sem deixar de amá-la? Não tenho como ter certeza alguma sobre a reação da minha amada. Sendo compreensível e permitindo, provavelmente seria uma grande alegria para todos, mas caso ela negue terei que sofrer para sempre? Realmente, é algo muito complicado.

Como disse no texto anterior, quantos mais "e se..." aparecem, mais absurdo fica. Melhor parar por aqui antes que fuja totalmente do real. Enquanto isso, manterei-me na teoria.

Made of Steel

Nenhum comentário:

Postar um comentário