quarta-feira, 18 de maio de 2011

EGOÍSMO

Desde pequenos nos ensinam que egoísmo é uma coisa negativa. Devemos aprender a partilhar, dividir, buscar sempre a felicidade do próximo, etc etc. Mas, se pararmos para pensar por algum tempo, ele não só é algo que pode ser positivo como, na verdade, é a base do comportamento humano.

Quando alguém morre, por que as pessoas choram? Afinal, algumas delas acreditam que existe vida depois da morte ou que, se for merecedor, o falecido irá para um lugar infinitamente melhor que o plano terreno. A resposta: egoísmo de quem ficou, pois queria o outro sempre acessível e próximo. Não importa se a morte o levou para uma condição melhor se quem ficou sentirá sua falta.

E quando encontramos um mendigo na rua e entregamos algo de comer para diminuir sua fome? Bom, estamos sendo egoístas também. Quando fazemos caridade ficamos com uma ótima sensação de bem-estar, sendo essa uma das motivações que nos impulsiona.

Obviamente, nesse último caso, o egoísmo por si só não necessariamente é o único motivador. Gosto de acreditar que existam pessoas tão bondosas que realmente buscam melhorar a vida das outras sem procurar nada em troca, mesmo que inconscientemente estejam alimentando os próprios egos.

Então toda ação que fazemos é por causa do egoísmo? Não. Comer, por exemplo, não é uma ação movida pelo egoísmo. Mas podemos dizer que todas as ações SOCIAIS são, sim.

Ser egoísta não é algo ruim, pois é impossível não ser. A diferença está em como o usamos e o que fazemos para alimentá-lo. Assim como não é a arma a culpada pela morte, mas sim aquele que a usa.

Por isso, ao invés de lutar contra o "egoísmo negativo", pratiquem o "egoísmo positivo". Além de mais simples, o resultado costuma trazer benefícios não apenas para você mesmo como para outras pessoas.

Não seja egoísta querendo resolver apenas seu próprio egoísmo.

Made of Steel

Nenhum comentário:

Postar um comentário