terça-feira, 24 de maio de 2011

A VIDA DE UMA PEDRA NA CALÇADA

Hoje tinha um compromisso no centro da cidade. Cheguei no horário marcado (cinco minutos antes, pra ser mais preciso) e fiquei lá esperando por um amigo. Para meu azar, o carro dele quebrou no meio do caminho e, na correria para resolver o problema, perdeu completamente a noção do tempo.

Alheio a todos os acontecimentos, fiquei aguardando pacientemente no local de encontro. Olhava para o relógio do celular apenas para confirmar o aumento do atraso do meu amigo. Pessoas passavam pela calçada, caminhando cada uma no seu ritmo, sem dar-me qualquer importância.

De repente, um som peculiar vem do chão. Automaticamente olho para baixo constatando que sua origem era uma pedra deslizando na calçada depois de ser chutada por um pedestre desatento. Todos que estavam próximos imitaram minha reação, voltando ao que faziam logo em seguida.

Pouco tempo depois, novamente a pedra recebe um chute e desliza. E de novo, de novo, mais uma vez, agora foi de leve, essa foi quase, será que essa mulher verá a pedra ou vai chutar também? Quando me dei conta, estava olhando fixamente para a pedra, tentando prever seu futuro naquele território hostil da calçada, sofrendo ataques constantes dos cruéis pedestres que passavam por ali.

Muito triste a vida da pedra na calçada! Seu destino é ser chutada de um lado para o outro por desconhecidos que só notam sua presença depois que a atingem e, no instante seguinte, volta a ser ignorada por eles, completamente insignificante e irrelevante.

Existem pessoas que vivem como essa pedra. Passam desapercebidas, sendo jogadas de um lado para o outro, sofrendo caladas, tornando-se cada vez mais frias e duras, para serem atacadas mais uma vez por outros que as consideram insignificantes. Muito triste a vida das "pessoas-pedra-na-calçada"!

Então olhei mais uma vez para o relógio. Se passara uma hora desde que tinha chegado lá. Olhei pela última vez para a pedra, ela tinha sido chutada para um canto fora do alcance dos pedestres. Com um leve sorriso, iniciei minha caminhada de volta para casa. A pedra, finalmente, estava à salvo.

Made of Steel

Nenhum comentário:

Postar um comentário